Início » » CPAP e BiPAP

CPAP e BiPAP



Diferenças entre CPAP e BiPAP  - Sobre Ventilação Mecânica


A ventilação mecânica chamada CPAP ou Continuous Positive Airway Pressure é usada para tratar a apnéia do sono , um distúrbio caracterizado por interrupções na respiração durante o sono. Por outro lado, BiPAP ou Bi-Nível, uma Máquina De Pressão Positiva nas vias respiratórias, desenvolvido na década de 1990, é um aparelho que ajuda as pessoas a inalar mais ar para os pulmões.
Estas máquinas têm três componentes:
  1. O gerador de fluxo proporciona um fluxo de ar,
  2. A mangueira de ligações da interface para a máscara (Máscara), também chamada “traquéia”
  3. A máscara, que pode ser nasal (para quem respira pelo nariz somente) ou máscara facial (para quem respira pela boca e nariz). 
     
Diferença entre CPAP e BiPAP

A máquina de CPAP fornece um nível predeterminado de pressão. Ela libera uma corrente de ar comprimido através de uma mangueira para a máscara de nariz e mantém aberta a via aérea superior, sob pressão de ar contínua. A pressão do ar impede apnéia obstrutiva do sono, que ocorre como resultado do estreitamento das vias aéreas devido ao relaxamento dos músculos das vias respiratórias superiores durante o sono. Esta máquina ajuda a aumentar o fluxo de oxigênio, mantendo as vias aéreas abertas. CPAP, embora inicialmente usado para tratar a apnéia do sono, também é usado para pacientes com doenças neuromusculares e problemas respiratórios.

Auto-CPAP ou Máquina pressão positiva ajusta automaticamente a pressão de ar de acordo com a exigência do paciente em um determinado momento.

BiPAP, uma máquina de ventilação não invasiva oferece dois níveis de pressão. Inspiratory Positive Airway Pressure (IPAP) é uma quantidade elevada de pressão, aplicada quando o paciente inala e uma baixa pressão positiva expiratória (EPAP) durante a expiração.
BiPAP é usado para tratar a apnéia central do sono e apnéia obstrutiva do sono grave. Também é prescrito para pacientes que têm dificuldade respiratória e doenças cardíacas.

Titulação de pressão: é a medida em centímetros de água, é a pressão do ar, que é mais eficaz na prevenção da apnéia do sono. Apesar de 6-14 cm H 2 O de pressão de ar é suficiente para o tratamento de apnéia, uma máquina deCPAP fornece pressão de ar na faixa de 4 a 20 cm H 2 O. Uma máquina de BiPAP, por outro lado, proporciona pressão do ar entre 4 a 30 cm H 2 O.

Uma máquina de Pressao de Ar Positiva (PAP) é prescrita somente após um exame de polissonografia (PSG), vulgarmente conhecida como estudo do sono. Este teste transmite e registra as alterações nas atividades biofísicas de uma pessoa durante o sono. A PSG determina para a pessoa qual a pressão das vias aéreas, cérebro e olhos movimentos, ritmo cardíaco, bem como a taxa de ventilação pulmonar, durante o sono.

Prós e contras de CPAP

O tratamento com CPAP é muito seguro e eficaz para o tratamento da apnéia do sono. Os ajustes de pressão dessas máquinas podem ser ajustados de acordo com a exigência do paciente. O tamanho do nariz ou a máscara facial também pode ser ajustado. O tratamento com CPAP pode ser usado em caráter experimental. Ele pode ser interrompido se o paciente apresenta um baixo nível de tolerância. CPAP também pode ser usado em conjunto com outros tratamentos. Estas máquinas são compactas e portáteis. 

 
Pacientes que usam máquinas de CPAP pode ter dores de cabeça, irritação na pele e inchaço no estômago. Congestão nasal e corrimento nasal também é observada em pacientes em uso dessas máquinas. Pacientes que sofrem de claustrofobia e transtornos de ansiedade deve ser administrada medicação especial, porque a sua tolerância ao tratamento com CPAP é muito baixo.  A maioria dos efeitos colaterais pode ser reduzido pelo uso de um umidificador, spray nasal e anti-histamínico.

Prós e contras do BiPAP

O tratamento com BiPAP é normalmente receitado para pacientes que não toleram CPAP ou que sofrem de outros distúrbios respiratórios, além de apnéia do sono. Desde que a expiração exige menos pressão do que inspiração, uma máquina BiPAP é projetada de forma que durante a expiração reduz a pressão para um nível predeterminado. Esta máquina é muito eficaz para pacientes com transtornos neuromasculares e cardiopulmonares.

Os efeitos colaterais do tratamento BiPAP são os mesmos que do CPAP. Efeitos colaterais comuns incluem dores de cabeça, rinite ou um corrimento nasal, tontura e problemas de estômago como a indigestão. Os efeitos colaterais do tratamento BiPAP embora comuns, não são muito graves. Os ajustes de pressão das máquinas BiPAP exigem uma vigilância constante.

Ambas as máquinas CPAP e BiPAP são eficazes para tratar a apnéia do sono, doenças respiratórias e cardio-respiratória. No entanto, quando se trata de CPAP versus BiPAP, a maioria dos pacientes com apnéia do sono preferem a máquina BiPAP, porque oferece diferentes níveis de pressão para a inspiração e expiração.
Os marcas e modelos dos CPAP e BIPAP mais confiáveis no mercado atualmente são:
RESMED   
  • CPAP S8 Auto Set II: CPAP Automático, COM cartão de memória e alívio de pressão na inspiração e expiração. Indicado para pacientes com pressão acima de 10 cmH2O.·        
  • CPAP S8 Elite II: CPAP com Pressão Fixa de 4 a 20 cm H2O, COM cartão de memória e alívio de pressão na inspiração e expiração. Indicado para pacientes com pressão entre 8 e 11 cmH2O.·        
  • CPAP S8 Compact: CPAP com Pressão Fixa de 4 a 20 cm H2O (o mais básico da linha). Indicado para pacientes com pressão até 8 cmH2O.·        
  • BIPAP Vpap III – Pressão entre 4 e 30 cmH2O. ·        
  • BIPAP Vpap III – STA – Pressão entre 4 e 30 cmH2O, com mais níveis de alarmes e ajustes. 

RESPIRONICS·        
  • CPAP Remstar M-Series Auto com A-Flex: CPAP Automático, COM cartão de memória e alívio de pressão na inspiração e expiração. Indicado para pacientes com pressão acima de 10 cmH2O.·        
  • CPAP Remstar M-Series Auto com C-Flex: CPAP com Pressão Fixa de 4 a 20 cm H2O, COM cartão de memória e alívio de pressão na expiração. Indicado para pacientes com pressão entre 8 e 11 cmH2O.·        
  • CPAP Remstar M-Series PRO com C-Flex: CPAP com Pressão Fixa de 4 a 20 cm H2O, COM cartão de memória e alívio de pressão na expiração. Indicado para pacientes com pressão entre 8 e 11 cmH2O.·        
  • CPAP Remstar M-Series PLUS com C-Flex: CPAP com Pressão Fixa de 4 a 20 cm H2O, SEM cartão de memória e alívio de pressão na expiração. Indicado para pacientes com pressão entre 8 e 11 cmH2O.·        
  • CPAP Remstar M-Series Basic: CPAP com Pressão Fixa de 4 a 20 cm H2O, SEM cartão de memória e SEM alívio de pressão. Indicado para pacientes com pressão até 7 cmH2O.·        
  • BIPAP Auto M-Series – Pressão entre 4 e 30 cmH2O. ·        
  • BIPAP Synchrony II – Pressão entre 4 e 30 cmH2O, com mais níveis de alarmes e ajustes.

Saúde & Conforto – A maior rede de atendimento em produtos para apnéia do sono no Brasil.

Mande suas apostilas  por e-mail para administrador@enfermagemvirtual.net.
Seus arquivos aparecerão por aqui, estando disponíveis à todos. 
Obrigado!!!