APOSTILAS GRATUITAS


Início » » CPAP e BiPAP

CPAP e BiPAP



Diferenças entre CPAP e BiPAP  - Sobre Ventilação Mecânica


A ventilação mecânica chamada CPAP ou Continuous Positive Airway Pressure é usada para tratar a apnéia do sono , um distúrbio caracterizado por interrupções na respiração durante o sono. Por outro lado, BiPAP ou Bi-Nível, uma Máquina De Pressão Positiva nas vias respiratórias, desenvolvido na década de 1990, é um aparelho que ajuda as pessoas a inalar mais ar para os pulmões.
Estas máquinas têm três componentes:
  1. O gerador de fluxo proporciona um fluxo de ar,
  2. A mangueira de ligações da interface para a máscara (Máscara), também chamada “traquéia”
  3. A máscara, que pode ser nasal (para quem respira pelo nariz somente) ou máscara facial (para quem respira pela boca e nariz). 
     
Diferença entre CPAP e BiPAP

A máquina de CPAP fornece um nível predeterminado de pressão. Ela libera uma corrente de ar comprimido através de uma mangueira para a máscara de nariz e mantém aberta a via aérea superior, sob pressão de ar contínua. A pressão do ar impede apnéia obstrutiva do sono, que ocorre como resultado do estreitamento das vias aéreas devido ao relaxamento dos músculos das vias respiratórias superiores durante o sono. Esta máquina ajuda a aumentar o fluxo de oxigênio, mantendo as vias aéreas abertas. CPAP, embora inicialmente usado para tratar a apnéia do sono, também é usado para pacientes com doenças neuromusculares e problemas respiratórios.

Auto-CPAP ou Máquina pressão positiva ajusta automaticamente a pressão de ar de acordo com a exigência do paciente em um determinado momento.

BiPAP, uma máquina de ventilação não invasiva oferece dois níveis de pressão. Inspiratory Positive Airway Pressure (IPAP) é uma quantidade elevada de pressão, aplicada quando o paciente inala e uma baixa pressão positiva expiratória (EPAP) durante a expiração.
BiPAP é usado para tratar a apnéia central do sono e apnéia obstrutiva do sono grave. Também é prescrito para pacientes que têm dificuldade respiratória e doenças cardíacas.

Titulação de pressão: é a medida em centímetros de água, é a pressão do ar, que é mais eficaz na prevenção da apnéia do sono. Apesar de 6-14 cm H 2 O de pressão de ar é suficiente para o tratamento de apnéia, uma máquina deCPAP fornece pressão de ar na faixa de 4 a 20 cm H 2 O. Uma máquina de BiPAP, por outro lado, proporciona pressão do ar entre 4 a 30 cm H 2 O.

Uma máquina de Pressao de Ar Positiva (PAP) é prescrita somente após um exame de polissonografia (PSG), vulgarmente conhecida como estudo do sono. Este teste transmite e registra as alterações nas atividades biofísicas de uma pessoa durante o sono. A PSG determina para a pessoa qual a pressão das vias aéreas, cérebro e olhos movimentos, ritmo cardíaco, bem como a taxa de ventilação pulmonar, durante o sono.

Prós e contras de CPAP

O tratamento com CPAP é muito seguro e eficaz para o tratamento da apnéia do sono. Os ajustes de pressão dessas máquinas podem ser ajustados de acordo com a exigência do paciente. O tamanho do nariz ou a máscara facial também pode ser ajustado. O tratamento com CPAP pode ser usado em caráter experimental. Ele pode ser interrompido se o paciente apresenta um baixo nível de tolerância. CPAP também pode ser usado em conjunto com outros tratamentos. Estas máquinas são compactas e portáteis. 

 
Pacientes que usam máquinas de CPAP pode ter dores de cabeça, irritação na pele e inchaço no estômago. Congestão nasal e corrimento nasal também é observada em pacientes em uso dessas máquinas. Pacientes que sofrem de claustrofobia e transtornos de ansiedade deve ser administrada medicação especial, porque a sua tolerância ao tratamento com CPAP é muito baixo.  A maioria dos efeitos colaterais pode ser reduzido pelo uso de um umidificador, spray nasal e anti-histamínico.

Prós e contras do BiPAP

O tratamento com BiPAP é normalmente receitado para pacientes que não toleram CPAP ou que sofrem de outros distúrbios respiratórios, além de apnéia do sono. Desde que a expiração exige menos pressão do que inspiração, uma máquina BiPAP é projetada de forma que durante a expiração reduz a pressão para um nível predeterminado. Esta máquina é muito eficaz para pacientes com transtornos neuromasculares e cardiopulmonares.

Os efeitos colaterais do tratamento BiPAP são os mesmos que do CPAP. Efeitos colaterais comuns incluem dores de cabeça, rinite ou um corrimento nasal, tontura e problemas de estômago como a indigestão. Os efeitos colaterais do tratamento BiPAP embora comuns, não são muito graves. Os ajustes de pressão das máquinas BiPAP exigem uma vigilância constante.

Ambas as máquinas CPAP e BiPAP são eficazes para tratar a apnéia do sono, doenças respiratórias e cardio-respiratória. No entanto, quando se trata de CPAP versus BiPAP, a maioria dos pacientes com apnéia do sono preferem a máquina BiPAP, porque oferece diferentes níveis de pressão para a inspiração e expiração.
Os marcas e modelos dos CPAP e BIPAP mais confiáveis no mercado atualmente são:
RESMED   
  • CPAP S8 Auto Set II: CPAP Automático, COM cartão de memória e alívio de pressão na inspiração e expiração. Indicado para pacientes com pressão acima de 10 cmH2O.·        
  • CPAP S8 Elite II: CPAP com Pressão Fixa de 4 a 20 cm H2O, COM cartão de memória e alívio de pressão na inspiração e expiração. Indicado para pacientes com pressão entre 8 e 11 cmH2O.·        
  • CPAP S8 Compact: CPAP com Pressão Fixa de 4 a 20 cm H2O (o mais básico da linha). Indicado para pacientes com pressão até 8 cmH2O.·        
  • BIPAP Vpap III – Pressão entre 4 e 30 cmH2O. ·        
  • BIPAP Vpap III – STA – Pressão entre 4 e 30 cmH2O, com mais níveis de alarmes e ajustes. 

RESPIRONICS·        
  • CPAP Remstar M-Series Auto com A-Flex: CPAP Automático, COM cartão de memória e alívio de pressão na inspiração e expiração. Indicado para pacientes com pressão acima de 10 cmH2O.·        
  • CPAP Remstar M-Series Auto com C-Flex: CPAP com Pressão Fixa de 4 a 20 cm H2O, COM cartão de memória e alívio de pressão na expiração. Indicado para pacientes com pressão entre 8 e 11 cmH2O.·        
  • CPAP Remstar M-Series PRO com C-Flex: CPAP com Pressão Fixa de 4 a 20 cm H2O, COM cartão de memória e alívio de pressão na expiração. Indicado para pacientes com pressão entre 8 e 11 cmH2O.·        
  • CPAP Remstar M-Series PLUS com C-Flex: CPAP com Pressão Fixa de 4 a 20 cm H2O, SEM cartão de memória e alívio de pressão na expiração. Indicado para pacientes com pressão entre 8 e 11 cmH2O.·        
  • CPAP Remstar M-Series Basic: CPAP com Pressão Fixa de 4 a 20 cm H2O, SEM cartão de memória e SEM alívio de pressão. Indicado para pacientes com pressão até 7 cmH2O.·        
  • BIPAP Auto M-Series – Pressão entre 4 e 30 cmH2O. ·        
  • BIPAP Synchrony II – Pressão entre 4 e 30 cmH2O, com mais níveis de alarmes e ajustes.

Saúde & Conforto – A maior rede de atendimento em produtos para apnéia do sono no Brasil.

Mande suas apostilas  por e-mail para administrador@enfermagemvirtual.net.
Seus arquivos aparecerão por aqui, estando disponíveis à todos. 
Obrigado!!!



O ENFERMAGEM VIRTUAL segue a Lei 9.610/98 que trata dos direitos autorais no Brasil. Não vendemos e não compartilhamos material protegido por lei. Apenas direcionamos nosso público aos links já existentes de outros sites encontrados nos mecanismos de busca da web, sendo os mesmos responsáveis por seus conteúdos. As imagens contidas neste website são aqui incorporadas apenas para fins ilustrativos. Caso algum autor de determinado arquivo sentir-se prejudicado, favor entrar em contato para que seja realizada a retirada do link que direciona ao seu material. E você amigo leitor, caso tenha interesse pelo conteúdo original, dê créditos ao autor e ajude a melhorar a educação em nosso país.