RECEBA APOSTILAS GRATUITAS:

GOOGLE - BRASIL

Início » » Seringas e Agulhas

Seringas e Agulhas

Autor:  Marcelo Tardelli da Silva

Seringas e agulhas Parte 2

No dia a dia hospitalar, sempre nos deparamos com vários tipos de agulhas e seringas disponíveis em cada setor, e nem sempre a seringa ideal é a que temos na unidade. Daí cabe a nós enfermeiros IMPROVISAR e dar continuidade no atendimento sem deixar o fluxo parar. A seguir, descreverei as agulhas e seringas mais usadas e suas finalidades. Aconselho que ao ler, acompanhe com uma seringa simples em mãos. Preste atenção:


Seringas

A seringa é um recipiente utilizado para o preparo e administração do medicamento. Seus componentes básicos são:

- Êmbolo (local onde "puxamos" para aspirar e "empurramos" para injetar);
- Corpo (local que será preenchido pela medicação ou outro líquido);
- Bico (local onde se conecta a agulha).

A escolha da seringa deve ser realizada considerando-se o volume e via de administração.


Seringa de 20ml:

É graduada e dividida em mm3 (milímetros cúbicos), que significa que 20ml foram divididos em partes iguais com graduação de identificação. Uma seringa de 20ml possui números inteiros pois: 20/20 = 1 ou 1 ml, ou seja, essa seringa é dividida de 1 em 1ml.


Seringa de 10ml:

É graduada e dividida em mm3 (milímetros cúbicos), que significa que 10ml foram divididos em partes iguais com graduação de identificação, divididos em 10/50 = 0,2ml, ou seja, essa seringa é dividida de 1 em 1ml e cada 1ml é dividido em 0,2ml.


Seringa de 5 ml:

É graduada e dividida em mm3 (milímetros cúbicos), que significa que 5ml foram divididos em partes iguais com graduação de identificação, que correspondem a 5/25 = 0,2ml, ou seja, essa seringa é dividida de 1 em 1ml e cada 1ml é dividido em 0,2ml. 


Seringa de 3ml:

É graduada e dividida em mm3 (milímetros cúbicos), que significa que 3ml foram divididos em partes iguais com graduação de identificação, que correspondem a 3/30 = 0,1ml, ou seja, essa seringa é dividida de 0,5 em 0,5ml e cada 0,5ml é dividido em 0,1ml. 


Seringa de 1ml

A seringa de 1ml é dividida em 100 partes iguais, que correspondem a: 1/100, pois 1ml = 100UI. 


Agulhas

Os componentes básicos da agulha são:

- Canhão (local onde se encaixa na seringa);
- Haste ( corpo da agulha);
- Bisel ( ponta com óstio em diagonal);


Agulha 40/12 e 40/10

Utilizadas para preparo e aspiração de medicações (usualmente com o canhão na cor ROSA).


Agulha 30/7e 25/7

Utilizadas para aplicação EV em adultos (usualmente com o canhão na cor CINZA).


Agulha 30/8 e 25/8

Utilizadas para aplicação IM em adultos (usualmente com o canhão na cor VERDE).


Agulha 13/4,5 e 13/4

Utilizadas para aplicação ID e SC (usualmente com o canhão na cor MARROM).


No mercado há outras numerações utilizadas nas mesmas vias em neonatologia e pediatria.
É de suma importância que o profissional de saúde realize uma avaliação da massa muscular para escolha do material.



Fonte: Cálculo e administração de Medicamentos na Enfemagem / Marcelo Tardelli da Silva; Sandra Regina L.P. Tardelli da Silva. 2.ed. São Paulo: Martinari, 2009. pág. 66 - 68.



O ENFERMAGEM VIRTUAL segue a Lei 9.610/98 que trata dos direitos autorais no Brasil. Não vendemos e não compartilhamos material protegido por lei. Apenas direcionamos nosso público aos links já existentes de outros sites, encontrados nos mecanismos de busca da web, sendo os mesmos responsáveis por seus conteúdos. As imagens contidas neste site, estão disponíveis publicamente na web, sendo aqui incorporadas apenas para fins ilustrativos. Caso algum autor de determinado arquivo sentir-se prejudicado, favor entrar em contato para que seja realizada a retirada da sua imagem ou do link que direciona ao seu material. E você amigo leitor, caso tenha interesse pelo conteúdo original, dê créditos ao autor e ajude a melhorar a educação em nosso país.